quarta-feira, 16 de março de 2016

Pinto da Costa fala e janta com os mortos

É uma questão de tempo até este assunto ser amplamente difundido pela comunicação social portuguesa, portanto importa já antecipá-lo. Esta história nasce do El Confidencial, um jornal espanhol que faz qualquer jornalista do Correio da Manhã sentir-se digno de um Pulitzer, e é assinado por José Manuel García, que responde no Twitter pelo nick @butacondelgarci.


Este jornal imputa ao presidente do FC Porto afirmações gravíssimas, acusando-o de apunhalar Casillas pelas costas. O El Confidencial diz que Pinto da Costa afirmou o seguinte em privado: «El fichaje de Casillas ha sido un absoluto fiasco. Iker no sólo no ha cumplido ninguna de las expectativas que teníamos, sino que nos ha costado partidos, la Liga y nuestra eliminación prematura en Champions (...) Su sueldo es inasumible para el club. Si se va a EEUU, porque me han dicho que el New York City lo quiere, será la mejor operación que hayamos hecho.»


Versão original da notícia
Mas esta é a frase chave do El Confidencial, que temos que reter: «De cara al público, Pinto da Costa aparece como un padrino para Casillas, pero el presidente del Oporto, famoso por sus vehemencias, lleva tiempo desabrochando su lengua y cargando contra el ex madridista. Sucedió en los primeros días del mes en curso, durante una cena en el domicilio de José Manuel de Mello, magnate de los negocios en Portugal y simpatizante del Oporto.»

Como seria de esperar, este assunto já se está a espalhar por todo o lado. Já chegou à Catalunha, ao Mundo Deportivo, que diz isto: «Pinto da Costa pronunció estas frases en una cena celebrada a principios de mes en el domicilio del empresario portugués José Manuel de Mello».


Também já chegou ao Brasil, onde a ESPN escreveu isto: «Jorge Nuno Pinto da Costa criticou severamente Casillas, 34 anos, durante um jantar com o magnata José Manuel de Mello, torcedor dos Dragões, no começo de março».

Já é viral, portanto. Mas estão a desviar-se do mais importante deste tema. O El Confidencial diz que Pinto da Costa fez estas afirmações sobre Casillas durante um jantar com José Manuel de Mello. Então está tudo a ignorar a verdadeira notícia aqui. Não é Iker Casillas: é a capacidade de Pinto da Costa em comunicar com os mortos:



José Manuel de Mello, empresário português e fundador do Grupo José Mello, faleceu em 2009. Mas segundo o El Confidencial, foi o confidente de Pinto da Costa durante um jantar no início deste mês, onde o presidente do FC Porto criticou imensamente Casillas. Imaginem as portas que se acabaram de abrir: Pinto da Costa é capaz de comunicar com os mortos! Os ensinamentos do Mestre Pedroto podem todos ser recuperados, pois é só Pinto da Costa sentar-se à mesa para um jantar e absorver o conhecimento do mundo do além. Ou então José Manuel de Mello passou os últimos sete anos na mesma ilha que o Elvis.

PS: Entretanto, o El Confidencial alterou a notícia duas vezes. Primeiro, omitiu por completo que tenha havido um jantar. Depois, voltou a incluir a parte do jantar, mas desta vez dizendo que o suposto jantar foi em casa «da família Guimarães de Mello» (conhecida por ser uma família de sportinguistas, não de portistas, já agora). Independentemente de isto ser sujeito a uma quarta alteração, colocar e reafirmar estas afirmações graves na boca do presidente do FC Porto requer uma reação a nível oficial. O jornalista em questão até já começou a justificar-se no Twitter: primeiro disse que se enganou no apelido; depois diz que afinal estava a falar do filho; depois diz que se enganou ao dizer que era uma família de portistas. Não tarda e estava era a falar do Helton, não do Casillas. Isto já não é uma especulação ou rumor: é um ataque à palavra do presidente do FC Porto sobre um profissional que sempre respeitou e se fez respeitar desde que assinou pelo clube.

19 comentários:

  1. O ùltimo parágrafo está hilário! Parabéns!!!! :D

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essas noticias são plantadas em Espanha pelos Gabrieis, Otelos, Delgados, Pinonas, Maleiros.. qual é a dúvida?!

      A Nationale Propaganda não brinca em serviço.

      Vai valer tudo, até tirar olhos!!!

      Eliminar
  2. Um jantar em tudo semelhante ao jantar de Pinto da Costa com o árbitro da meia final da Liga Europa contra o villareal

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É como os jantares pagos no estadio da luz aos arbitros e seus familiares Luis Claro

      Eliminar
    2. Quando falo no jantar é em tom irónico. São jantares fantasmas que pura e simplesmente nunca existiram apenas na comunicação social.

      Eliminar
  3. "Suspicious Minds", Elvis Presley

    https://www.youtube.com/watch?v=SBmAPYkPeYU

    Abraço portista,

    LAeB : Do Porto com Amor

    PS - aguardo resposta via FB

    ResponderEliminar
  4. LOL

    a bem dizer, falando com mortos ou não, há uma grande verdade, casillas é um fiasco!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fiasco será o senhor... Bons são os do farselona... O hesp,rustu e assim...

      Eliminar
    2. sim, é um fiasco! não tenho problema nenhum em assumir a minha opinião.
      não acrescenta mais que Helton ou Fabiano, e estes são muito fracos! na folha salarial isso sim acrescenta, e de que maneira.
      não é pelo arraial de meia dúzia de espanhóis que compram a camisola 12 (...) que me convence, nem com 2 defesas na luz.
      o mourinho é que soube o que fazer com ele.

      Eliminar
  5. Entretanto o El Confidencial mudou a notícia e referem que o jantar foi em "en la casa de la familia Guimaraes de Mello -herederos del empresario fallecido José Manuel de Mello, buen aficionado del club portugués-"

    ResponderEliminar
  6. Só podia, não estou a ver um jornal a dar "tiros nos pés" desta maneira!

    ResponderEliminar
  7. A noticia foi alterada?! ou estava assim de inicio??
    http://www.elconfidencial.com/deportes/futbol/2016-03-16/casillas-pinto-da-costa-oporto_1168734/
    En una cena que se celebró en la casa de la familia Guimaraes de Mello -herederos del empresario fallecido José Manuel de Mello, buen aficionado del club portugués-, tras los postres y ante varios testigos, Pinto da Costa se desató:

    ResponderEliminar
  8. O gajo no twitter diz que foi o Vasco de Mello

    ResponderEliminar
  9. Inacreditável. Simplesmente inacreditável. De certeza que a CS portuguesa se vai aproveitar deste lixo para fazer eco. Cabe ao dragão ser imune a essas notícias e, sobretudo, ser muito assertivo na resposta. Temos de voltar a ser implacáveis.

    abraço,

    DsT

    ResponderEliminar
  10. ainda não chegou nada a Portugal, o que é muito estranho porque afinal de contas estão a falar mal de Pinto da Costa.
    o que já há são blogs portistas a copiar este post, nomeadamente o jumento.

    ResponderEliminar
  11. Mas há mais: já correm notícias sobre o suposto envolvimento de narcotraficantes em algumas transferências. Temos de estar preparados, porque as máquinas da CS estão afinadíssimas. Não podemos ser tão passivos, o Presidente parece ter acordado nos últimos dias e tem respondido aos "cães de fila", para usar um termo que está na moda.
    Preparem-nos para muitas notícias nos próximos tempos.
    DsT

    ResponderEliminar
  12. Esta é a piada do dia desse jornal. Deve ser o Correio da Manhã de Espanha, ou melhor, o Correio da Manhã é que é o El Confidencial de Portugal, pois nem o Correio da Manhã teve esta brilhante ideia para difamar o Porto.
    Mas a piada desta notícia é, mesmo que PdC tivesse jantado com aquela família e tivesse dito isto, só este jornal é que soube o conteúdo da conversa? Nem Correio da Manhã, nem A Bola nem os outros portugueses e jornais mais conhecidos de Espanha que em quase todas as edições falam do Casillas.
    O que vale é que o PdC já veio responder prontamente a esta notícia.

    ResponderEliminar
  13. A notícia já foi desmentida por Pinto da Costa

    "Sabemos muito bem que há gente que é capaz de escrever nos seus jornais mesmo sabendo que determinadas coisas são mentiras. Essa notícia fez-me rir, porque fala que tive um jantar em casa de um grande portista e meu amigo José Manuel de Mello. Mas não faço a mínima ideia quem é. Segundo me disseram, esse senhor existiu, mas, infelizmente para os seus familiares, já faleceu há uns anos. Embora gostasse de o poder fazer com alguns, nunca jantei ou almocei com mortos. Portanto, é um absurdo identificar uma pessoa que não sei se existe e, a existir, faleceu bem antes do Casillas vir para o FC Porto", explicou o presidente portista ao Porto Canal.

    ResponderEliminar
  14. Uma vergonha, deviam colocar em tribunal esse senhor.
    Por outro lado não me admirava que PdC pensasse isso mesmo.
    Casillas foi um tiro falhado.

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto, que aborda a atualidade desportiva e financeira de clube e SAD, bem como do futebol português.

Quem confundir liberdade de expressão com injúria, insulto, mentira ou difamação não passará pelo lápis azul. Todo o spam será apagado. Comentários anónimos são susceptíveis de não serem publicados. Nicknames são permitidos.