quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Um colinho que até atropelou os regulamentos da FIFA

Este é um novo tipo de colinho. O colinho que faz com que profissionais sem provas dadas cheguem onde só deveriam chegar os melhores. O colinho que pula as necessárias demonstrações de competência para conferir um estatuto de elite a quem só tem dado provas do contrário. Com isto chegamos a Tiago Martins, um jovem árbitro na ordem do dia, que tem sido muito criticado por adeptos do FC Porto.

Caros portistas, é hora de fazer mea culpa e reconhecer que estamos perante um valor de elite da arbitragem. Tiago Martins é não só uma promessa da arbitragem portuguesa como também a nível mundial. É tão bom que reparem que o Conselho de Arbitragem decidiu atropelar os regulamentos da FIFA e levar dois jovens árbitros ao colinho até ao estatuto de árbitros internacionais.


Este é o regulamento da FIFA para o licenciamento de árbitros internacionais. E diz que todos os árbitros «devem ter arbitrado regularmente na principal divisão do seu país durante pelo menos dois anos». Ora à data em que foi promovido, Tiago Martins tinha... dois jogos na primeira liga. Bem, dá a média de um jogo por ano, deve dar para passar. Portugal é o único país que promove árbitros estreantes na primeira categoria a internacionais.  Os navegadores devem estar orgulhosos com este pioneirismo.

Mérito: zero
Tiago Martins, da Associação de Futebol de Lisboa e filho de um ex-árbitro bem conhecido de Vítor Pereira, só chegou este ano à primeira categoria, por isso foi promovido contra aquilo que consta dos estatutos da FIFA. Ainda não arbitrou um único jogo de Benfica, FC Porto e Sporting na primeira liga e já é um árbitro internacional.

Isto torna-se ainda mais interessante sabendo quem era o principal favorito a ser promovido a internacional: Manuel Oliveira, do Porto. Um árbitro com quem curiosamente os 3 grandes nunca perderam pontos. Mas por milagre da santa, decidiram promover um árbitro que em Maio andava a apitar jogos dos juniores (!!!). Qual é a lógica? Bem, garante-se que assim a APAF continua a ter o dobro de árbitros internacionais de Lisboa em relação aos do Porto.

Diz o Conselho de Arbitragem que Pedro Proença também era jovem quando foi promovido. Tinha 32 anos,  recordam. Que bela desculpa esfarrapada, pois Pedro Proença já levava 5 anos de primeira categoria a arbitrar quando foi promovido. Tiago Martins? Ainda nem um jogo grande arbitrou. 

Para já, é isto que temos de amostra:
22-03-2014, OJOGO
25-02-2015, OJOGO (Oriental 3 x 0 FC Porto B)
28-01-2015, OJOGO (Taça da Liga)
Porque os mais pequenos também têm o direito de se queixar e serem ouvidos
É este o trabalho que o jovem internacional Tiago Martins tem apresentado em Portugal. Claramente, está a merecer um joguinho grande na primeira liga muito em breve, aí nas próximas 2 ou 3 jornadas. Place your bets.

Mais. O excelentíssimo Tiago Martins já arbitrou 5 vezes o FC Porto B. E o FC Porto B não ganhou nenhum desses jogos. Perdeu 4 e empatou 1. Foi culpa do árbitro? Seria demagogo afirmar isso. Mas que é um belo currículo, lá isso é. Sobretudo tendo em conta que o Sporting B ganhou todos os jogos com ele (3/3) e o Benfica B ganhou 2 e perdeu 1.

Além de Tiago Martins, também Fábio Veríssimo foi promovido sem qualquer experiência e provas dadas. Fun fact: em Novembro apitava nos distritais. Um mês depois, foi promovido a árbitro internacional, também em detrimento de Manuel Oliveira. O currículo com o FC Porto B também é promissor: em 4 jogos, apenas uma vitória.

Sistema de nomeações sem critério, promoção a internacionais sem justificação lícita e contra as normas da FIFA, árbitros que tombam a balança dos erros para o mesmo lado, árbitros que só servem para arbitrar alguns clubesum CA e uma FPF que continuam a assobiar para o lado, e ainda um presidente do CA que prefere passar uma manhã inteira no Seixal, na calorosa companhia de Luís Filipe Vieira, em vez de dar a cara por todas estas situações enumeradas. Bem vindos ao futebol português, ou como alguém disse, à Liga Wrestling: todos sabem que é a fingir, mas continua a entreter muita gente e há quem ache que é real.

Substituir «Wrestling» por «futebol português»
Senhor Vítor Pereira e demais vices e vogais do Conselho de Arbitragem: façam um favor ao futebol português, o que resta dele, e demitam-se.

25 comentários:

  1. Apenas uma achega. Sabem como este senhor chegou à 1ª categoria? Indevidamente.

    Terminou a classificação da 2ª categoria em primeiro lugar mas Rui Rodrigues, terceiro, apresentou recurso no Conselho de Justiça por considerar que a classificação foi mal feita. Ganhou o recurso.

    Ora, o Conselho de Arbitragem que já tinha decidido subir Tiago Martins e Fábio Verissimo, não voltou atrás na decisão e...alargou o quadro de árbitros para incluir Rui Rodrigues e não retirar Tiago Martins que, pela classificação que o CJ retificou após recurso de Rui Rodrigues, seria 2º classificado.

    Sobem dois, claro, mas só um deles pode ter mais de 32 anos (o melhor classificado). Assim deveria subir Rui Rodrigues 1º, e Fábio Veríssimo, 3º.

    Portanto, alguém que nem sequer deveria estar na 1ª categoria chega a internacional...

    Os critérios para chegar a internacional são um mistério, mas Manuel Oliveira, do Porto, era aquele que todos esperavam que lá chegasse. Mas Tiago Martins é uma aposta pessoal de...Vítor Pereira.

    Um observador atento

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já agora senhor observador, se não for demais: consegue elucidar-nos de quem é (são) o(s) responsável(eis) pela nomeação dos árbitros para as competições profissionais.

      Eliminar
  2. Tem mesmo que ser a blogosfera a expor estes escândalos? O Porto não tem departamento jurídico, ou coisa que o valha, para apresentar estas e outras situações às altas instâncias internacionais? Está a ser preparado um caldinho para literalmente desvirtuar a competição no campeonato português e o nosso clube não se mexe? NINGUÉM FAZ NADA CARALHO?? Não são meia dúzia de comentários e partilhas no Facebook que vão alterar o que se está a passar este ano ou o que está a ser cozinhado para os próximos. Aliás, nem sequer compete aos adeptos denunciar este tipo de situações, o clube devia fazê-lo em primeira mão e estar em cima do assunto desde o minuto zero.

    Coisas que não entendo. Ou se calhar ando muito distraído.

    ResponderEliminar
  3. Uma autentica vergonha! Vale tudo, só não vale o nosso clube estar na frente e a comunicação social vê tudo.
    Mas porque é que eu nao gosto de golfe? Nao assistia a tanta pouca vergonha

    ResponderEliminar
  4. Como disse anteriormente isto é prepositado. Se não existe corrupção então expliquem-me, como se tivesse 5, o que é corrupção.
    PS.
    A Bruno Paixão, em 1998, previram um futuro glorioso e acertaram, pois em 1999 entregou a 1°encomenda ao roubar-nos o hexacampeonato, a partir daí tornou-se imparável!

    ResponderEliminar
  5. Boa noite

    será que o comum dos mortais pode apresentar queixa na uefa ou na fifa? Já que na fpf nada adianta.

    o que se está a passar é uma autentica vergonha, cada vez mais fico sem vontade de ver futebol nacional uma vez que já se sabe o resultado

    miguel

    ResponderEliminar
  6. Leram o artigo de opinião do Presidente PC no JN de hoje?

    Quem são os nomes dos constituintes do conselho de arbitragem ?

    Lucílio?

    João Ferreira?

    Rola?

    Guilherme ?

    Não sei. Ouço de vez em quando falar em nomes mas não sei.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vítor Pereira, Antonino da Silva, Domingos Gomes, Luís Guilherme, Lucílio Baptista, Carlos Carvalho, Paulo Gomes da Costa, Jorge Nunes, João Simões da Rocha, José Ferreira Nunes, Humberto Viegas, Alberto Monteiro e Vítor Tomás.

      13 membros. Um número emblemático.

      Eliminar
    2. Inspirados no tribunal constitucional
      13

      Eliminar
  7. Aquilo que o Miguel disse está muito acertado, e tendo em conta a popularidade deste blog, sugiro a quem entenda de informática que comece um baixo-assinado, com o link nos sítios apropriados para denunciar esta situação à FIFA, os suiços podem ter muitos defeitos (e têm-nos) mas são incapazes de incumprir com regulamentos.

    Jaime Silva

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Enviar uma carta à FIFA? Mas o que tem a FIFA a ver com isto? Nem sequer a UEFA.

      Eliminar
  8. E estão à espera de quê para enviar uma carta à FIFA? Alguma coisa há de chegar :) Tenho esperança que.

    ResponderEliminar
  9. Palpita-me que vai arbitrar o nosso jogo em Braga

    ResponderEliminar
  10. Como alguém disse atrás e bem... o nosso FCP andar a dormir?
    Não tem meios para expor e exigir que estes factos sejam julgados?
    Não consigo entender esta postura amorfa do nosso clube!

    ResponderEliminar
  11. Quando jogamos mal perdemos pontos! e o carnide quando joga mal e porcamente? ah pois, os amigos ajudam ... Eles não precisam de fazer a "obrigação" isto já é por decreto! Haja vergonha!

    ResponderEliminar
  12. As declarações de Baía, são um espanto ou talvez não.

    ResponderEliminar
  13. Estarrecido com as declarações que acabo de ler do Vítor Baía, um ídolo para mim e seguramente muitos outros portistas: "Árbitros são desculpa para o insucesso de quem não consegue ter nem a melhor equipa nem o melhor treinador". Desejo amanhã acordar e ler algum desmentido em como as declarações são falsas ou foram retiradas de um contexto que não conhecemos, ou que sou eu que a esta hora ando a ver coisas que não existem... sem palavras...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É a posição que ele defende desde que era jogador. Não quis ser hipócrita e manter a coerência. Independentemente do que se tem passado esta época, está no direito de pensar assim.

      Estranho é que se fique mais escandalizado com as palavras de quem já não está ligado ao clube do que com o silêncio de quem representa o clube.

      Eliminar
    2. É azia por não poder ser presidente do FC Porto... e queria um jogo de despedida, coisa que merecia e não teve, mas outros grandes jogadores também não tiveram

      Eliminar
    3. Ter azia por não chegar a um cargo para o qual não tem minimamente perfil não faz muito sentido.

      Como guarda-redes, foi e é o melhor que o FC Porto já teve. Como dirigente, nada que o recomende.

      Eliminar
    4. Já manifestei N vezes a minha estranheza com o silêncio da direção. O que me parece é que foram palavras infelizes de uma das maiores figuras do nosso clube, sobretudo quando está a mandar uma indirecta sobre a qualidade de um treinador do qual foi colega de baliza no Barcelona. Mas tem todo o direito de dizer o que acha melhor (e eu o direito de discordar).

      Eliminar
  14. Em 2014 só em salários o clube do regime gastou 94 milhões de euros, há 17 jogadores do Benfica que ganham mais de 2 milhões/ano, 10 que ganham entre 1 e 2 milhões, 37 com salário inferior a 1 milhão.

    O TD diz que o FCP ia pagar 70 milhões em salários, mas afinal o regime paga mais... Porque é que não fala sobre isto?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses números do Benfica são absolutamente ridículos e fictícios. Reais só no Reino Fungi.

      Eliminar
  15. Porque isto não levantou ainda barulho ? Esta no facebook a horas e ta tudo calmo ? https://docs.google.com/file/d/0B8747kV6gdlWSU9QYVU5U3FQYk0/edit?pli=1. Portistas alem da luta dentro do campo agora e' a vez de nos os donos deste clube lutarmos por ele. A Sad etc.. e' tudo passageiro nos somos eterrnos juntamente com o nosso clube. Divulguem isto facamos barulho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sabe há quanto tempo isso foi escrito?

      Uma pista: nesse ano o Sporting ganhou duas taças. Por aí já deve fazer ideia do tempinho que já lá vai.

      Eliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.