domingo, 3 de agosto de 2014

Finalmente, um Jackson renovado. E quando 20 horas de trabalho por dia não chega

A notícia mais ansiada finalmente foi concretizada. Jackson Martínez renovou até 2017, e apesar da cláusula de rescisão ter baixado de 40 para 35 milhões de euros (válida a partir de 2015), para este defeso deixa de existir qualquer cláusula de rescisão. Portanto, se Valência e companhia se quiserem chegar à frente, já sabem que neste momento Jackson tornou-se um jogador ainda mais caro: a SAD só venderá se quiser, e além disso o Cha Cha Cha passa a ser o mais bem pago do plantel, por isso já não será tão fácil seduzi-lo com um contrato milionário.

Motivos para sorrir
O prémio de assinatura deverá ter sido bem chorudo (a confirmar no R&C do primeiro trimestre da nova época), mas acima de tudo merecido. A SAD deu um sinal afirmativo de que quer contar com Jackson e fazer dele referência goleadora para a nova época. Outros clubes poderiam oferecer-lhe mais dinheiro, mas dificilmente Jackson encontrará outra equipa que se esforce mais por ele. Pedimos que continue a responder com golos, sobretudo agora que está rodeado de bandejas de qualidade prontas a alimentá-lo.

Entretanto, a veracidade da entrevista de Pinto da Costa ao Récord, a assumir a intenção de contratar Raúl Jiménez, foi confirmada e a mesma foi concedida antes de oficializada a saída de Ghilas. Lopetegui tem por isso uma excelente oportunidade para, no estágio em Inglaterra que começa este fim-de-semana, testar Jackson a 9 e Adrián na ala, pois Raúl Jiménez está encaminhado para ser substituto de Ghilas e não de Jackson, promovido a capitão, como já tinha sido adiantado. Resta saber se há margem para confirmar Iván Marcano, trazer um último médio e conseguir já Jiménez sem vendas que suportem estes investimentos.

Os jogos com Everton e WBA vão definir as últimas dispensas e há expectativa para ver se Lopetegui já irá testar o seu 11 base, que há muito não era tão complicado de imaginar. A qualidade abunda e as expectativas também, mas já estamos em mês de playoff da Champions. Um objectivo que não podemos falhar, caso contrário os últimos dias do mercado podem ameaçar a constelação de estrelas que Lopetegui, Pinto da Costa e SAD conseguiram formar no plantel.

Entretanto, com a renovação de Jackson e tendo em conta que Abdoulaye (ainda por confirmar no Rayo e com outros clubes a pedi-lo), Defour e Varela estão no mercado e Mangala à espera de luz verde no City, sobram 5 jogadores cujo contrato acaba em 2016: Fabiano, cuja continuidade na baliza é uma incógnita, Quaresma, que por já ser trintão não vai renovar para já, Kelvin, à espera da sentença de Lopetegui para decidir se a renovação avança ou não, e Alex Sandro e Danilo - os 2 casos a resolver a médio prazo.

Ele diz que não é «banana», mas acha que os outros são

Bruno de Carvalho, o presidente do clube que se autointitula «a maior potência do desporto português» (uma maneira suave de reconhecer que não são o maior clube nacional), apresentou-se no futebol nacional como um exemplo de «transparência, rigor e procura de verdade desportiva». E prometeu oferecer sempre «a verdade aos sócios», entre as muitas acusações e ataques ao FC Porto, sobretudo pelo nome do presidente Pinto da Costa. Ora vejamos.

Eric Dier, para insatisfação em Alvalade representado pelo pai, saiu para o Tottenham por 5 milhões de euros. Uma verba modesta para o miúdo que há um ano era comparado a Beckenbauer, mas que até rende o dobro de Garay e permite um encaixe superior ao que Marcos Rojo algum dia poderá oferecer. Mas não é esse o destaque.

Num comunicado, o Sporting queixou-se que foi apanhado de surpresa por uma cláusula de rescisão no contrato de Dier, de 5 milhões de euros, que o Tottenham accionou. A culpa é da «administração anterior», dizia, que celebrou contrato sem que o presidente que diz que trabalha 20 horas por dia alguma vez tivesse sabido.

Ora, há um ano o DN escrevia isto (recorte tirado do blogue «Palavras ao Poste»):


O presidente da transparência, que não esconde nada dos seus fiéis sócios, que trabalha 20 horas por dia, sabe menos sobre os contratos do clube do que um jornalista generalista? É Godinho Lopes que não deixa de «assombrar» os sportinguistas ou é Bruno de Carvalho que faz questão que esse fantasma continue por perto? É que um bode expiatório dá sempre jeito, como foi este o caso.

32 comentários:

  1. Com Brahimi, Tello e Quaresma atrás dele tem obrigação de marcar 40 golos esta época. Precisa de ter mais garra porque classe tem muita

    Não lhe vou perguntar se o Clasie vem, mas pergunto se acha que há hipóteses neste momento? Não informações só um palpite ;)))

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vai depender muito da força que o jogador fizer para sair. A partir do momento em que comprámos o Indi demos força ao Feyenoord para segurar o Clasie, por isso temos que contar com o jogador para tentar forçar a saída. E pode não chegar.

      Eliminar
    2. Caro Tribunal do Dragão
      Financeiramente será possível? Classie forçosamente será caro!
      Sem vendas que cubram, até agora Varela, Defour, Ghilas e também /-Rolando não foram vendidos!
      Jimenez é certo?
      Marcano é aposta pessoal do mister, como central preferia um Manolas, mas....
      Mangala sõ falta ser oficializado, já apareceu em vídeos a demora deve ser em despachar o cAceteiro do Javi-:)

      Eliminar
    3. Não sei se será possível, sobretudo vindo Jiménez. São contas que só a SAD saberá fazer e que certamente já fez.

      Eliminar
    4. Se não vier Claise para vir Gimenez será um erro tremendo sa Sad!! Gimenez a vir nunca será titular, já Claise seria-o certamente, e mais, o Porto tinha Ghilas para ser alternativa a Jackson enquanto no meio campo na posição de trinco só á Casemiro uma vez que Deffour vai sair!! Seja Claise ou outro a posição de medio centro tem de ser reforçada!

      Eliminar
    5. Vendas de Varela, Defour, Rolando e talvez Josué devem suplantar os 15 milhoes. Isto se arranjarem compradores, coisa que parece estar um pouco complicada, uma vez que ainda não foram vendidos. Com esses 15 (+5) milhões já devem quase comprar o Jimenez e o Clasie. É esperar para ver, ainda falta mais de 1 mes de mercado, há muito jogador para colocar.

      Eliminar
    6. É difícil conseguir contratar Clasie ao Feyenoord, se não vejamos: Vrij (esse sim que devia ter sido contratado por nós) foi para a Lázio por 7.5M, Janmaat para o Newcastle por 7M e Indi para o Porto por 7.7M; isto perfaz um total de vendas de 22.2M. Mesmo que eles não consigam a qualificação para a champions, já é um orçamento mais que suficiente para um clube que não tem por hábito a presença na champions! Mesmo que o jogador force a saída, não creio que eles cedam e percam o 4º jogador titular por um valor "menor".. Os problemas financeiros já devem estar sanados, ou pelo menos seguros nos próximos tempos.
      Relativamente ao Ghilas já foi referido que o jogador não queria ficar na sombra de Jackson mais uma época, como tal só temos a ganhar em colocá-lo a "rodar" noutro clube, de preferência estrangeiro e com presença nas competições europeias! Nesse sentido torna-se imperativo a aquisição de um novo ponta de lança e o Jiménez encaixa bem no perfil, apesar de ser um esforço financeiro avultado.

      Eliminar
  2. Uma questão: o 'atraso' na oficialização de Mangala é 'culpa' nossa (ainda não temos a totalidade do passe para permitir a sua venda para Inglaterra) ou deles (relacionado com questões de fair play financeiro) ? Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O FC Porto não tem que ter a totalidade do passe, o City é que precisa de comprar a totalidade. O City paga ao FC Porto e ao fundo, mas como não bate a cláusula de rescisão, o FC Porto e o fundo têm que chegar a um entendimento - que já foi alcançado. O impasse é de exclusiva responsabilidade do City, por isso resta aguardar.

      Eliminar
    2. Não podiamos trazer Central Nastasic? Digo eu o_O

      Eliminar
    3. Obrigado pelo esclarecimento. Pensava que só poderíamos vender para Inglaterra se tivéssemos a totalidade do passe. Há uns anos atrás fiquei com a ideia de que o Moutinho não foi para o Tottenham de AVB porque o passe dele era partilhado e, como não conseguimos os 100%, a transferência foi abortada em cima da hora por essa razão.

      Eliminar
    4. A razão porque o Moutinho falhou foi bem explicada pel'O Jogo na altura: falhou o tempo, nada mais. O contrato entregue na federação inglesa tinha uma irregularidade e não foi a tempo a ser corrigida, de resto estava tudo tratado.

      Não temos que ter 100% para vender, o clube comprador é que tem que adquirir os 100%. Quando foi com o Anderson, por exemplo, vendemos os 80% que tínhamos e o United comprou os 20% que estavam na posse do Mendes.

      Eliminar
  3. O BdC é uma besta com todas as letras. E é de tal maneira que é pior quanto mais importância lhe for dada, por isso nem é bom falar desse energúmero.
    Se se confirmar que a cabeça de Jackson também vai ficar no Porto, esta é para mim a melhor contratação da época. Mas não acho que no ano passadotenha corrido menos bem porque fosse mal servido. A culpa foi mesmo dele. Só foi o melhor marcador porque benfica e sporting dividiram os golos por mais que um avançado. Jackson falhou penaltis, teve golos dados atirados para fora. Foi uma época muito mas muito inferior à do ano 2012-2013. Um Jackson feliz e limpo de cabeça será um reforço tremendo. Perfeito era Mangala ter de ficar mais um ano por uma irregularidade qualquer, se bem que aí as contas financeiras iam soar o alarme.

    ResponderEliminar
  4. Tribunal é público que o clasie està a forçar a saída, até vai mudar de agente :)

    ResponderEliminar
  5. Sou um admirador confesso de Clasie, por isso fiquei e continuo a ficar mesmo quase incrédulo, como é que nós clube, fomos comprar primeiro um jogador que claramente não era imprescindível para o Feyenoord, dando mais meios financeiros ao clube, e agora é que tentamos comprar a jóia deles. Não faz sentido, Clasie tinha que ser logo "atacado" em força, de preferência ate antes de eles terem vendido também o outro defesa, o De Vry..qualquer coisa, não sei agora dizer o nome, que também foi vendido. Conclusão, é esperar que o jogador faça força para sair, mas sobretudo, esperar que o Besiktas acabe o serviço de eliminar o Feyenoord da Champions.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A verdade é que o Clasie não estava nos planos na altura. E mesmo neste momento é algo que depende da conjugação de vários factores, um sonho (quase) impossível, que vai desde o Defour à força que o Clasie fizer.

      Gosto muito do Clasie, mas...

      Gostava de ter Tejeda, mas percebo que a vir mais um médio tenha que ser melhor do que aqueles que já cá estão. O problema é que não há muitos médios-defensivos que se enquadrem nesse perfil e que tenhamos possibilidades de contratar.

      Eliminar
    2. Tribunal do dragão, acho que realmente Tejeda era boa contratação, talvez fosse melhor gastar nele 1 ou 2M que no clasie 10....
      Tambem acho o F.Augusto belo jogador com apenas 20 anos.

      Sera possivel termos um centro do terreno destes: Casemiro Tejeda Clasie Oliver Evandro Herrera e ainda o Quintero e Brahimi para posições avancadas?
      São muitos nomes para 3 posições, mas sobretudo muita qualidade...

      Que impacto teve e terá estas transferencias maravilhosas no futuro do clube financeiramente?

      Eliminar
    3. No máximo só deve vir mais um médio-defensivo, SE vier, de resto o meio-campo fica fechado. Pode sair mais um, até (já contando com o Defour).

      O impacto financeiro já foi explicado em posts anteriores, basta consultar as «Contas da SAD».

      Eliminar
  6. Caro Tdd
    Desculpe tanta pergunta mas não lhe merece nenhum comentário a situação da liga?
    O Presidente da AG, não escondeu o seu facciosismo, invocando até o justiceiro Ricardo Costa!
    Desconfio muito destas manigâncias!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já comentei (http://otribunaldodragao.blogspot.pt/search/label/LPFP), para já não há muito mais a dizer.

      A entrevista dada a A Bola estava tão ensaiada que se trocarem os nomes do Carlos Deus Pereira pelo Mário Figueiredo nem percebem a diferença entre o discurso de um e outro.

      Uma dupla que para combater o «sistema» abafou todo e qualquer princípio democrático durante o seu mandato na LPFP. Isto diz tudo sobre a missão destes 2 senhores.

      Eliminar
    2. Relativamente ao tema Liga de Clubes, continuo sem saber se a irrevogabilidade do Seara em não voltar a candidatar-se a qualquer eleição da Liga é igual à do Portas ou à do comum dos mortais! TdD sabe-se alguma coisa disso?!

      Eliminar
    3. Será estranho se não for irrevogável, tendo em conta que os apoios dele mantêm-se. A candidatura do Rui Alves é igual à do Mário Figueiredo de há 2 anos: «anti-grandes». Não vamos apoiar o madeirense depois disto.

      Eliminar
    4. Pois mas neste momento o Rui Alves ainda não foi aceite como candidato, mesmo tendo interposto a acção em primeiro lugar! Posto isto e não sendo previsível a data da decisão, nem a possibilidade de novas candidaturas para além das anteriormente existentes, torna-se urgente perceber se Seara avança ou não... Dele já espero tudo.. Apesar de ser apoiado por nós, desconfio da sua capacidade de coordenar a liga (nem que seja pelo seu facciosismo)! No caso de não avançar e só concorrerem Rui Alves e Figueiredo... Quem apoiaremos?! Atendendo a que o segundo esta fora de hipótese, não ficaríamos com muitas outras opções!

      Eliminar
  7. TdD não concorda que vindo o Classie o Herrera acabará por perder espaço na equipa !? Não seria melhor apostar num central ou num jogador especifico para a posição 6 ? O centro da defesa é o sector com menos qualidade/experiência da equipa e para a posição 8/10 há excesso de jogadores.


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com ou sem Clasie, primeiro é preciso perceber qual o papel que Lopetegui reservou para o Herrera e se o seu futebol se enquadrada na equipa.

      Eliminar
  8. Excelente jogada por parte do nosso porto. Nao tenho duvidas que Jackson ira ser novamente o melhor marcador da liga.

    ResponderEliminar
  9. Continuo preocupado com o Quintero, não vejo lugar para ele no 11 e apesar do Wenger o ter negado o olho azul e branco no twitter afirmou que ele vai para lá, e costuma saber algumas coisas. De certeza que não sai para entrar o Clasie?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esse rapaz não sabe nada sobre o FC Porto, tudo o que ele escreve é copiado daqui ou dum fórum chamado «FC Porto ws», onde três ou quatro adeptos bem informados contam algumas coisas do dia-a-dia da SAD.

      Basta seguir os conteúdos cronologicamente para perceber que esse rapaz copia tudo, não só informação como até opinião. Quando se aventura sozinho, dá asneira, como nisto do Quintero ou na fictícia cláusula de rescisão a custo zero do Lopetegui.

      Eliminar
    2. Esse forum e este blog são os meus favoritos para saber da actualidade do nosso FC PORTO.
      ah e tambem tem feito falta lá no forum o Draconem!!

      Eliminar
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  11. clasie se vier acho que sera para jogar a 6 mesmo porque nao vejo o casemiro a jogar grande coisa a 6...alias a continuar a assim o melhor que temos para jogar a 6 é o...Ruben Neves

    ResponderEliminar

De e para portistas, O Tribunal do Dragão é um espaço de opinião, defesa, crítica e análise ao FC Porto.